Alecrim na estética e alimentação

O alecrim é uma planta que é usada em dois grandes campos, a culinária e a estética devido ás suas propriedades e odor intenso.

O alecrim apresenta o seu princípio activo na forma de óleos essenciais sendo eles os heterosídeos, flavonóides, saponinas e ácidos orgânicos. Esta planta apresenta como principais propriedades o facto de ser uma erva tónica, estimulante, tonificante, controlando a secreção sebácea (anti-seborréico), antiacnéica e anti-séptica.

O alecrim ao nível da alimentação pode ser utilizado no tempero das comidas, principalmente ao nível das carnes grelhadas, pois o mesmo apresenta um intenso sabor, e se colocado em excesso, dará um gosto amargo.

Ao nível das indicações terapêuticas do alecrim na estética, o mesmo pode ser usado em cremes com extractos glicólicos indicados para tratamento de estrias e dermatites seborreicas. Também podem ser usadas as suas folhas em infusão em banhos cosméticos como activador circulatório e tonificador da pele.

O seu óleo pode também ser usado para perfumar cremes e loções. No entanto o alecrim apresenta alguns os efeitos secundários pois o seu óleo essencial quando não diluído produz uma rubefação dérmica, podendo provocar dermatites, não devendo ser portanto usados em zonas cutâneas desprotegidas.

0 comentários:

  ©SAUDE E PLANTAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo